Analisador de Petróleo e Petroquímica 4000 HE Anaspec

O analisador PetroStar de petróleo e petroquímica 4000 HE da Anaspec é ideal para análises de elementos leves, tais como: enxofre, cloro, silício, potássio, além de ter opções também para C, N, O, F, dentre outros.

Normas

  • S: ASTM D7039, D2622, EN ISO20884, JISK2541-7, SH/T0842-2010;
  • CL: ASTM D7536, ISO 15597, ASTM D4929;
  • Si: ASTM D7757.

Características do produto

  • Alta sensibilidade para análise simultânea de silício, fósforo, enxofre e cloro em petróleo e outros produtos químicos.
  • Um espectrômetro de alta sensibilidade exclusivo para análise de elementos leves e pesados:
    • Enxofre LLD: 0,3 ppm;
    • Cloro LLD: 0,1 ppm;
    • Silício LLD: 0,15 ppm.
  • Pode analisar elementos de F a Zn na tabela periódica;
  • Pode ser estendido para análise de C, N, O, P e outros elementos.

Análise de Enxofre em Petróleo Bruto

A análise de enxofre no petróleo bruto é importante para reduzir a emissão de poluentes do escapamento de automóveis no meio ambiente.

A maioria dos países desenvolvidos limita o teor de enxofre na gasolina veicular e no óleo diesel a 10 mg, exigindo controle rigoroso do teor de enxofre em todos os aspectos da produção e distribuição.

A redução do teor de enxofre significa que os analisadores devem ser capazes de medir em sensibilidades muito altas e melhorar os limites de detecção (LOD).

Os atuais padrões nacionais e internacionais de gasolina veicular e diesel automotivo introduziram ASTM D7039 / ASTM 2622, como o método padrão de medição do teor de enxofre em gasolina e óleo diesel, exigindo limites de detecção que apenas dispersão de comprimento de onda único.

Espectro típico de amostra multicomponente
Alta resolução alcançada pelo SS 4000

Análise de Cloro Orgânico e Cloro Inorgânico em Petróleo Bruto

A análise de cloro orgânico e cloro inorgânico em petróleo bruto é importante porque o teor de cloro presente nos hidrocarbonetos aumenta o consumo de catalisadores usados para produzir derivados de petróleo, causando corrosão dos equipamentos de produção metálicos.

Portanto, é necessário analisar o teor de cloro das matérias-primas, produtos semiacabados e produtos acabados usados no processo de produção, para fornecer uma base cientifica para o controle de qualidade.

Ao analisar os elementos presentes no petróleo bruto, a análise do teor de cloro orgânico e inorgânico costuma ser bastante difícil de determinar. O SS4000 pode permitir o impacto de fundos com alto teor de enxofre nos resultados dos testes medidos de cloro de baixo nível, permitindo a análise simultânea de cloro inorgânico e cloro orgânico.

Os atuais padrões nacionais e internacionais de gasolina veicular e diesel automotivo introduziram o ASTM D7536 e o ISO 15597 como o método padrão de medição do teor de cloro na gasolina e no diesel.

Análise de Teor de Silício em Gasolina e Óleo Diesel

A análise do teor de silício e óleo diesel, nafta e hidrocarbonetos aromáticos é importante porque, nos últimos anos, tem sido frequentemente relatado que a poluição pelo silício na gasolina pode causar a falha dos motores dos automóveis.

Portanto, alguns países formularam padrões correspondentes para controlar o teor de silício no combustível. O espectrômetro de fluorescência de raios X de alta densidade SS4000 é o método mais confiável para analisar esse elemento e resolve problemas do uso de ICP-OES, que produz resultados diferentes para diferentes tipos de silício.

Soluções para análise elementar na indústria petroquímica

Nosso espectrômetro de fluorescência de raios X de feixe monocromático dispersivo de cumprimento de onda único (MWD XRF) permite a análise precisa de elementos individuais com sensibilidade muito alta.

A série SS4000 MERAK é uma nova geração de espectrômetros de fluorescência de raios X de cumprimento de onda único, que podem analisar simultaneamente: enxofre, cloro, silício e fósforo, em produtos petroquímicos e químicos refinados e com sensibilidade muito alta.

Vantagens do produto

  • Raios X monocromáticos focalizados, usando a tecnologia HF DCC (Johansson Focussing Monochromators);
  • As linhas características emitidas pelos tubos de raios-X são monocromáticas e focadas na amostra, o que excita seletivamente os elementos de luz na amostra, reduzindo a interferência geral do fundo e fornecendo excelentes proporções do pico para fundo e S:N.
  • Análise simultânea de metais leves e pesados;
  • A análise de amostras pode quantificar com rapidez e precisão o teor do enxofre, cloro, e silício dos combustíveis veiculares;
  • Elimina outros tipos de instrumentos a serem empregados ao analisar os elementos presentes em uma amostra;
  • Reduz o tempo de análise de amostras;
  • Reduz os custos de mão de obra e material;
  • Alta estabilidade;
  • O sistema ótico de raios-X SS4000HE é pré-alinhado e ajustado de fábrica antes de ser enviado, e o alinhamento não se altera com o tempo, garantindo a máxima estabilidade a longo prazo do instrumento.

Especificações Técnicas

Especificações de sensibilidade e LOD

Faixa de elementos:F a Zn podendo ser estendido para incluir C, N, O, F.
LOD Limite de detecçãoEnxofre: 0,3 ppm com He/H2
Enxofre: 0,8 ppm com ar
Silício: 0,15 ppm
Cloro: 0,15 ppm
Dimensões350 mm (L) x 230 mm (P) x 370 mm (A)
Potência80W
Alimentação(110± 10) VAC, 5A; (220± 20) VAC, 5A